As pessoas de todas as culturas acreditam no livre-arbítrio?

Joshua Knobe

Tradução: Rodrigo Cid

:::

Imagine um universe onde tudo que ocorre é completamente causado pelo que quer que tenha sido que ocorreu antes. Então, as coisas que ocorreram bem no início do universo causaram as coisas que aconteceram depois, que causaram as coisas que aconteceram depois destas… até os dias de hoje. Agora imagine que a tomada de decisões humana não é diferente de todo o mais neste universo. Tal como qualquer coisa que ocorre, as decisões humanas são completamente causadas pelo que ocorreu antes delas.

Agora pergunte-se: o nosso universe é de fato como essa descrição? Vivemos num universo no qual tudo é completamente causado pelo que ocorreu antes? Ou vivemos num universo no qual as ações humanas são de alguma forma especiais e não são completamente causadas por nada que tenha ocorrido antes?

Num novo estudo trans-cultural, o filósofo experimental Hagop Sarkissian e seus colegas fizeram essa questão a pessoas vivendo na Índia, em Hong Kong, em Colômbia e nos Estados Unidos.

Surpreendentemente, as pessoas de todas essas diferentes culturas chegaram exatamente à mesma resposta! Apesar de todas as suas diferenças culturais, todos eles concluíram que as ações humanas não são simplesmente causadas por algo que ocorreu antes – que os seres humanos têm um poder especial de livre-arbítrio, que lhes permite fazer coisas que não são simplesmente causadas por eventos anteriores.

Logo, deve haver algum fato geral concernente às pessoas que faz ser o caso que elas cheguem todas à mesma conclusão, qualquer que tenha sido a cultura em que tenham crescido. Mas o que poderia ser tal fato geral?

[Artigo completo disponível aqui]

Original em inglês: http://www.psychologytoday.com/blog/experiments-in-philosophy/200901/do-people-all-cultures-believe-in-free-will

By Joshua Knobe on January 23, 2009 – 9:48am in Experiments in Philosophy

2 comentários

  1. Gelócrates de Estagira · · Responder

    “Logo, deve haver algum fato geral concernente às pessoas que faz ser o caso que elas cheguem todas à mesma conclusão, qualquer que tenha sido a cultura em que tenham crescido. Mas o que poderia ser tal fato geral?”

    O bien la confusión lingüística o bien el miedo a afrontar que son naturaleza. El indeterminismo no nos hace más libres y, desde luego, no nos hace más morales, pues lo indeterminado no es causado por nada y, por tanto, tampoco por los agentes.

  2. as culturas sao e uma divesidades de pessoas da mesma raca so que comemorado alguma coisa e e isso que e cutura essite as cuturas dos idios que e o ritual de passagen dos idios e a festa do boi bunba,festa da uva,cirio de nasare,canaval,oktoberfeat,resusitasao de deus,festa do rosario,daca do frevo,cerimonia do quarup e festa da cavalhada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: