Culturoma e a digitalização da cultura

Uma metodologia de investigação que, ao que tudo indica, tornar-se-á moda em breve é o chamado Culturoma. Segundo a wikipedia culturoma “é uma forma de lexicologia computacional que estuda o comportamento humano e as tendências culturais através de textos digitalizados” (tradução minha). Esta área começou com um estudo publicado na revista Science de Jean-Baptiste Michel e Erez Lieberman Aiden (entre outros) a partir da enorme quantidade de livros digitalizados pela Google.

Para mim o artigo da Wikipedia mostra a ponta do iceberg deste grande projecto de investigação. Com a google a digitalizar obras de arte e a desenvolver óculos que nos permitem digitalizar o nosso quotidiano de forma mais fácil, além do óbvio google maps e earth, avizinham-se tempos muito interessantes para as ciências sociais e claro, para a filosofia experimental.

Deixo-vos com um pequeno gráfico que tracei através do Google Ngram Viewer, uma aplicação que nos permite fazer os nossos estudos do estilo Culturoma pelo universo de livros digitalizados pela Google. Pesquisei a ocorrência da palavra anonymity desde 1800 até 2000:

Imagem

Não estou certo quanto à validade científica desta pesquisa, mas reparem o quão fácil parece ser explicar a subida desta linda curva, que se assemelha a uma exponencial, à medida que entramos e progredimos no séc.XX.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: