O que é esse blog?

Este é um blog dedicado ao debate e à divulgação da filosofia experimental, assim como à discussão em torno de experimentos realizados e/ou em curso. Portanto, servirá tanto aos interessados na filosofia experimental enquanto conceito, a ser debatido internamente na comunidade filosófica, como também serve aos interessados nos debates sobre os resultados dos experimentos.

Não é um blog exclusivamente filosófico. Os colaboradores e comentadores são originários das mais variadas áreas do conhecimento, a exemplo do que vem acontecendo nos Estados Unidos – a filosofia experimental tem gerado muito interesse nos psicólogos, cientistas sociais (aplicados, ou não), neurocientistas, entre outros.

Os coordenadores desse blog são praticantes da filosofia experimental, portanto, tendem a defendê-la e a divulgá-la. No entanto, deve ficar claro que esse blog aceita e incentiva todos aqueles que queiram utilizar esse espaço para criticar, objectar e refutar qualquer aspecto da X-Phi. O exercício intelectual provocado por debates acesos e inteligentes resultará numa maior compreensão da X-Phi.

Existe um blog chamado Experimental Philosophy, que é actualmente o mais importante recurso dedicado à filosofia experimental disponível na internet, com o qual temos um protocolo que nos permite traduzir e/ou reproduzir o seu conteúdo (quando for pertinente).

O objectivo, aqui, é formar uma rede de facto produtiva e através da qual as pessoas possam ter acesso ao debate sem que a língua seja uma restrição. Sabemos que grande parte da comunidade interessada na X-Phi lê e escreve fluentemente em inglês, no entanto, há uma parte importante que não se sente à vontade para participar noutra língua que não seja o Português. Além disso, há muitas experiências que dependem de questões linguísticas e poder discuti-las com pessoas que dominam o Português será extremamente útil. Acresce ainda que este é um blog que tem como intuito a divulgação da filosofia experimental em todos os paises de língua portuguesa. É por essas e por outras razões menos visíveis que decidimos iniciar as actividades do blog “Filosofia Experimental”.

Uma nota apenas sobre a língua portuguesa: Não há aqui nenhum direcionamento acerca do estilo, ou da ortografia da língua portuguesa a ser utilizada. Qualquer expressão da língua é bem vinda.

Esse blog nasceu em 2009, apoiado pelo projecto Action, Agency and Rationality – AAR, do MLAG – Mind Language and Action Group, então coordenado por Carlos Mauro (vice-coordenadora Susana Cadilha).

Desde Janeiro de 2012, o blogue passou a ser apoiado pelo Porto X-Phi Lab, pela Fundação Bial e pela Faculdade de Economia e Gestão da universidade Católica Portuguesa do Porto, através do projecto “Judgments of Moral Wrongdoings and Emotion: A Neuropsychophysiological Study”.

Esperamos que esse esforço seja útil e que os interessados possam colaborar. Para saber como colaborar clique aqui.

%d bloggers like this: